Aos 33 anos, Lucas Moraes é considerado o maior talento da nova geração do Rally, o camisa 10 do cenário off-road vem se destacando há mais de 10 anos na modalidade.
O piloto titular da Seleção Brasileira coleciona conquistas e, cada vez mais, quer mostrar para o Brasil a beleza do seu esporte. “Minha trajetória é marcada por muita dedicação, vontade de vencer e, principalmente, resiliência”, afirma.
Lucas foi Bicampeão da Mitsubishi Cup (2013 e 2014), Tricampeão Brasileiro de Rally Cross-Country (2013, 2014 e 2018), Campeão do Sertões - Categoria Protótipo T1 (2018), 3º lugar no Mundial de Baja na Espanha (2022), Bicampeão do Rally dos Sertões (2019 e 2022), sendo o mais jovem a conquistar este feito.
Em 2023, o piloto chamou a atenção internacional na sua estreia no Dakar ao conquistar um pódio inédito para o Brasil na competição, ficando em 3º lugar e como melhor “rookie” da história. Um currículo impressionante!
Com o aumento de sua visibilidade no esporte, Lucas Moraes foi anunciado como piloto de elite do programa TOYOTA GAZOO Racing em novembro de 2023. Visando as principais competições, o piloto desbancou Nasser Al-Attiyah, pentacampeão do Dakar e uma das lendas do rally off-road. “Como são pouquíssimas vagas em um esporte extremamente competitivo, foi uma grande vitória ser contratado pela maior montadora do mundo”, comenta Lucas.
Recentemente, o piloto brasileiro ganhou pela segunda vez o Capacete de Ouro, o Oscar do automobilismo, na 27º edição da maior premiação do automobilismo nacional. Defendendo o TOYOTA GAZOO Racing, ele recebeu o prêmio ao lado de sua dupla, o navegador Kaique Bentivoglio. Em 2016, Lucas chegou a ficar entre os três finalistas do prêmio, que tinha uma fórmula de premiação diferente da atual, garantindo o Capacete de Bronze, em 2016, e, em 2017, na categoria “Nacional”.
“Em um Dakar, por exemplo, você é levado ao limite. Nas etapas do Mundial, que estou disputando, também somos levados ao limite. Nos submetemos a tudo isso porque amamos o esporte. Mas, em outros momentos, ver que o seu trabalho é reconhecido, o seu esforço mereceu a atenção das pessoas, faz tudo valer a pena”, revela.
Talento, humildade, carisma e vencedor são só algumas das palavras que definem Lucas Moraes. Depois de tantas vitórias, ele sonha com o dia em que o esporte seja mais reconhecido no país: “Eu gostaria de nos próximos 5 anos, poder ganhar um Dakar e por consequência, ter ajudado o Rally Brasileiro a ter mais destaque no cenário esportivo nacional”.
O atleta tem grandes inspirações no mundo esportivo: Ayrton Senna, “pelo exemplo de atleta e o que ele representa para os brasileiros”, o tenista Roger Federer, “pela pessoa que é dentro e fora das quadras, pelo relacionamento com marcas de luxo, por ter colocado o Tênis em algo bastante sofisticado” e a ciclista Demi Vollering, “pela humildade, mesmo sendo a melhor ciclista de estrada do mundo, mantém o pé no chão, fala com todos e está transformando o ciclismo feminino”.
Fora das competições, Lucas gosta de viajar com a família, praticar esportes e ler.
Comments