Ao entender a maquiagem como algo que deve ser acessível a todos, a Lancôme, empresa de cosméticos do grupo L’Oréal, lançou o HAPTA, um aplicador de batom que dá aos usuários a capacidade de aplicar a maquiagem sem ajuda. O objetivo é promover a independência e empoderamento para pessoas com mobilidade reduzida na hora de se maquiar.
O lançamento ocorreu durante a Consumer Electronics Show (CES) 2023, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação do mundo, realizada entre 5 e 8 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. A versão apresentada ainda é um protótipo e poderá ganhar novas funções como aplicar base, máscara de cílios, sombras e blushes até estar disponível para venda em 2024.
Tecnologia de beleza e inclusão.
Tecnologias aptas a serviço da beleza. Como funciona o HEPTA?
O HAPTA foi desenvolvido em parceria com a Verily Life Sciences e incorpora a tecnologia originalmente criada para estabilizar e nivelar utensílios para dar confiança e independência às pessoas com mobilidade limitada de mãos e braços na hora de comer.
A ferramenta é o primeiro aplicador de maquiagem inteligente, portátil e ultra preciso que utiliza de um estabilizador de movimento alimentado por Inteligência Artificial para se ajustar a cada movimento. Sua alça estabilizadora permite uma rotação de 360° e 180° graus de flexão, além de ser equipada com uma bateria integrada que possibilita até uma hora de uso contínuo, ou dez aplicações.
Numa altura em que os compromissos sociais das marcas são cada vez mais escrutinados pelos consumidores, o grupo pretende aqui dirigir-se a um público com limitada destreza. Nascido de uma colaboração com a empresa americana de biotecnologia Verily, o Hapta pretende ser um aplicador ergonómico, portátil e conectado, capaz de reproduzir com subtileza os movimentos de uma rotina de maquiagem, “manuseando embalagens por vezes difíceis de abrir” até “o aplicação do produto" especifica L'Oréal. Concretamente, esse braço magnético é capaz de girar 360 graus e depois congelar na posição desejada para acompanhar o gesto.
Enquanto o portfólio de Luxo da L'Oréal foi uma das divisões mais dinâmicas do grupo em 2022, com crescimento estimado em mais de 12% like-for-like nos três primeiros trimestres do ano, é a Lancôme quem deve inaugurar a solução Hapta em os próximos meses. Primeiros produtos afetados? Batons, best-sellers em sua categoria.
"A Lancôme sempre procurou oferecer a todas as mulheres produtos adaptados às suas necessidades. A tecnologia de beleza permite-nos cumprir esta missão de uma forma ainda mais poderosa, ao revolucionar a forma como desenvolvemos produtos e serviços dedicados à beleza. ao mesmo tempo que permite uma maior personalização" , destaca Françoise Lehmann, Gerente Geral Internacional da Lancôme.
Depois desse marketing de testar e aprender, outras aplicações de maquiagem devem ser gradualmente oferecidas pela casa por meio da comercialização de uma gama de acessórios específicos.
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