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Kadu Dantas - o influencer e empresário conta porque é referência e quais os desafios deste segmento

Kadu foi eleito também um dos mais bem vestidos da semana de moda de Nova York pela GQ US e tornou-se o único embaixador da América Latina da Semana de Moda Italiana

Nascido e criado em Alfenas, Minas Gerais, Kadu Dantas teve o seu primeiro contato com a moda através de sua mãe, que sempre procurava referências sobre o assunto em São Paulo, Belo Horizonte e em publicações especializadas. Mesmo com o contato desde cedo, Kadu decidiu ingressar primeiro em um curso de Odontologia, mas, um ano antes da conclusão, desistiu de seguir a profissão.


Foi aí que se mudou para Belo Horizonte para estudar jornalismo. Durante a graduação, Kadu recebeu um convite que transformaria toda a sua vida: realizar um estágio no programa matutino diário “Mais Você”, da Globo. A ideia partiu da própria apresentadora, Ana Maria Braga, e não houve hesitação do jovem jornalista ao aceitar o novo desafio.


A partir de então, Kadu se mudou para São Paulo e, com isso, teve a chance de fazer novos contatos e aprender ainda mais sobre o mercado de comunicação.


Em 2008 decidi abrir sua própria agência de assessoria de imprensa, a Ray Comunicação, levando sua expertise para construir a imagem de marcas e pessoas. Essa experiência fez com que compreendesse com mais profundidade as demandas de imprensa e dos influenciadores e clientes – know how que traz até atualmente.


Ao se reunir com uma amiga de longa data surgiu a ideia de criar um perfil próprio nas redes sociais voltado para a moda masculina, uma vez que sempre houve uma enorme carência no mercado de influenciadores desse segmento. Em 2012, foi criado o Blog do Kadu, que trazia dicas de styling, marcas, novidades no mercado e ideias para looks.


O sucesso foi tanto que, naquele mesmo ano, Kadu foi convidado para cobrir a semana de moda masculina em Nova York. Logo depois passou a frequentar, sempre a convite das principais marcas do mundo, as semanas de moda europeia, no qual foi o pioneiro em trabalhar com looks do dia de moda masculina.


Focado no novo caminho que se abriu, Kadu encerrou em 2014 as atividades da sua agência para poder se dedicar exclusivamente à criação de conteúdo nas plataformas digitais. Desde então, viajou o mundo, fez parte três vezes da lista de homens mais bem vestidos do país pela GQ Brasil, foi eleito também um dos mais bem vestidos da semana de moda de Nova York pela GQ US e tornou-se o único embaixador da América Latina da Semana de Moda Italiana. Kadu já trabalhou com diversas marcas, dentre elas: Ermenegildo Zegna, Dior, Prada e Dolce & Gabbana — na qual, aliás, desfilou e participou também da campanha de perfume.


Quem o acompanha nas redes sociais é facilmente impactado pelos conteúdos de excelência estética e conhecimento da moda masculina, que revertem em alto engajamento. Kadu é uma das pessoas que tem sua carreira marcada por um apurado faro para tendências não só de consumo, mas principalmente de comunicação.


Atualmente, conta com mais de 310 mil seguidores no Instagram, levando a moda masculina da passarela para as ruas, e claro, criando relacionamentos com marcas. Para a entrevista com nosso Editor Chefe, o influencer e empresário conta porque é referência e quais os desafios deste segmento do Brasil. Vem descobrir TUDO sobre @kadudantas e imergir no mundo da moda masculina!

VAM: Kadu, é um sentimento de muita alegria poder entrevistar um ícone da moda nacional com tanta experiencia internacional também. Então quero começar essa entrevista falando sobre as suas raízes. Como era a sua infância e adolescência? Como foi o incentivo a arte dentro da sua casa? A alegria é recíproca e estou muito feliz de estar com VAM neste momento. Bom, meu primeiro contato com a moda foi justamente através dos meus pais. Eles sempre foram pessoas muito ligadas a esse universo, o que contribuiu para que eu me interessasse por isso desde criança. Na minha adolescência, em Alfenas (MG), durante os anos 90, eu me inscrevia para receber os catálogos de moda das marcas nacionais para já me inspirar naqueles looks e construir a minha identidade. A partir daí, esse amor foi somente crescendo cada vez mais.


VAM: Você quer ajudar os homens a se vestirem melhor? Qual o seu DNA fashion? A ideia é mostrar que a moda masculina possui inúmeras possibilidades e que os homens não precisam ser engessados. Hoje consigo ir da sunga ao smoking sem problemas nenhum. O mais importante é saber o que funciona para você ou não. Se olhar no espelho e sentir-se bem e confortável para conseguir a confiança de usar o que quiser. A moda é uma questão também de sentimento, de expressão de personalidade. As cores e estampas revelam muito das nossas emoções.


VAM: Como você analisa o atual momento da moda brasileira? E como percebe a moda sendo vista lá fora? A moda brasileira ainda tem muito a melhorar quanto ao público masculino. A moda para homens ainda enfrenta uma série de preconceitos e estereótipos. Se as pessoas não têm interesse por esse segmento, logo as marcas não investem também. Esse cenário vem se modificando aos poucos com as redes sociais, porque os homens estão começando a querer mostrar que se vestem bem e que possuem um lifestyle legal. Podemos perceber isso, por exemplo, com o crescimento das barbearias, mas com certeza ainda há muito a ser feito.


VAM: Como vê sua responsabilidade perante seus seguidores? Mesmo tendo uma equipe, eu faço questão de cuidar de absolutamente tudo das minhas redes sociais, desde a edição das fotos até a interação com os meus seguidores. Eu sou o meu próprio stylist. Então o que entrego para eles é a minha arte verdadeira e crua. Sou muito grato pelo público que conquistei durante esses 10 anos de carreira, então faço questão de estar ali mantendo contato com aqueles que me acompanham. Isso possibilita uma troca mais sincera e real.


VAM: Quando as marcas te procuram, o que elas buscam? Elas me procuram para representa-las, seja criando looks ou mostrando o potencial que ela têm quando o assunto é lifestyle. Além disso, trazer retorno de vendas e engajamento.


VAM: Como é sua rotina de cuidados pessoais? Eu me cuido bastante. Tenho uma alimentação bem equilibrada e faço exercícios todos os dias.

VAM: Que perfume você está usando atualmente? Bois D’Argent - Dior


VAM: Me conte uma experiência nos desfiles de moda mais importantes do mundo, que você ainda nunca contou para uma magazine ou entrevista? Têm algum eleito como preferido? No início era vale tudo para conseguir os convites. Quando comecei a cobrir semanas de moda internacionais, era somente eu da América Latina nos shows. Tinha o lado bom, pois os desfiles eram menos despistados e o acesso aos PRs mais tranquilo. Porém, tinha o fato da maioria das marcas não estarem presentes no Brasil, o que diminua as chances de conseguir o acesso. Muita vezes entrava de última hora, aguardando na porta a chance de acessar sem convite. Ou então, entrava com amigos que tinham convite. Pegava o impresso e eles davam o nome na porta. Hoje isso já não funciona mais.


VAM: Onde se inspira para produzir conteúdos? E qual a sua maior conquista nesses anos todos de carreira? Em primeiro lugar, me inspiro muito nas minhas viagens. Ter contato direto com outras culturas e ver o que as pessoas andam vestindo nas ruas me ajuda a inovar nas peças e sair do óbvio. Também me inspiro em diversas personalidades consagradas no mundo da moda, como Harry Styles, George Clooney e Pharell William.


VAM: Kadu, como cuida da sua saúde mental? Me conte um hobby? Saúde mental com terapia, que já faço há algum tempo. Tenho uma rotina bem tranquila, durmo cedo, por volta das 22h30, e acordo cedo também, às 6h. Além disso, treino de domingo a domingo, logo depois que acordo, o que ajuda a aliviar o estresse e me dá energia para o resto do dia. Eu amo ler desde sempre. Isso ajuda muito também.


VAM: Coleciona algo? Qual seu sonho fashion? Hoje não mais, mas quando era adolescente colecionava tudo. De lata de cerveja a selos, moedas antigas, notas, chaveiros… Tirando as latas, ainda tenho tudo guardado. Meu sonho fashion é ser lembrado pelo trabalho que faço pela moda masculina no Brasil.

VAM: O que está fora de moda? E o que é elegância para você? Fora de moda é preconceito fashion. Tudo é possível, desde que você saiba o que funciona para você. Elegância já é mais sobre atitude do que roupas em si. Você pode ser elegante usando qualquer look, do mais barato ao mais caro.


VAM: Você lançou uma collab unissex com a PatBO, como surgiu esse convite? E em 2022 o que podemos esperar do Kadu empresário? A Patricia é uma amiga de longa data. O convite veio depois que ela me enviou um pijama da sua coleção no início do ano passado. Eu postei o look no Instagram e a repercussão foi ótima. Na sequência veio o convite. Trabalhamos durante 7 meses na coleção e foi uma sucesso. 2022 será um ano bem especial pois mais um projeto está a caminho. Logo em breve poderei contar para vocês.

VAM: Sei que você empreende com a marca Nutty Friends, como investe o seu dinheiro e porque escolheu investir em pasta de amendoim? Escolhemos a pasta de amendoim pois o Peter é americano e, depois que resolvemos morar definitivamente no Brasil, ele percebeu que havia esse gap no mercado. Procurávamos uma pasta de amendoim que tivesse o mesmo sabor das pastas americanas e que fosse saudável. Como tenho uma parte da minha família que trabalha com amendoim há mais de 90 anos, conseguimos chegar no sabor ideal. Em março, lançaremos novos sabores, algo completamente diferente do que existe no mercado e estamos muito animados. Eu invisto, junto com o Peter, no mercado americano.


VAM: Para finalizar, como percebe a importância de revistas continuarem crescendo? Eu sou da geração das revistas, por isso sei e acredito muito na sua importância. Apesar do digital ter dominado o mercado, as revistas ainda trás uma relevância bastante diferente do digital. O trabalho jornalístico do impresso, a curadoria e a escolha das reportagens têm realmente uma importância muito grande. Fazer impresso custa caro e precisa implicar para trazer retorno.


Entrevista/Editor chefe: @antonnio.italiano

Stylist: @kadudantas

Assessoria de Imprensa: @MelinaTavaresComunicacao

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