Há quase 20 anos no mercado internacional da moda, Heloísa Evangelista (@lolokamakeup) acumula no currículo passagens pela semana de Moda de Paris e Milão com destaques em editoriais como na conceituada revista Forbes. Foi justamente essa soma de experiências tão diferentes que permitiu a ela tanto sucesso no NYFW.
Quando você vê a foto de uma modelo na revista não imagina que por trás daquele momento há tanta sensibilidade, técnica, bons materiais, experiência e claro, muito talento profissional. Ser maquiador no Brasil é muito diferente de ser maquiador fora. No mercado internacional, além de ter muita experiência, bom currículo e trabalhos publicados, há a barreira da língua, a permissão de trabalho e às vezes preconceito por ser imigrante.
“Entre idas e vindas fixei meus pés em Nova York aos 21 anos. E embora eu tenha cidadania americana, meu começo não foi fácil. As pessoas sempre preteriram o imigrante. Aqui é importante para o maquiador ser representado por alguma agência ou pertencer a um grupo de profissionais escolhidos pelo fotógrafo para que tenha acesso aos grandes eventos e editoriais”, explica ela a recente entrevista também ao R7.
Lolô é consultora de beleza e skincare na Sephora Soho em NY e possui um vasto conhecimento às grandes marcas de produtos de beleza, além de ser muito respeitada nesse universo. Seu interesse pela maquiagem começou aos 15 anos quando foi modelo da Ford Model no Brasil. Foi aí que o amor pela profissão ganhou espaço na vida dela. Mas foi em 2019 que veio o grande boom na carreira.
“A paixão e a volta ao mercado aconteceram em 2019 no começo do ano quando fiz o curso de maquiagem aqui em NY e passei a ser certificada. A partir daí meu foco total e investimento foi somente na maquiagem e em estudos com grandes nomes do mercado americano como Danessa, Myricks, James Molloy, e entre outros”, explica.
O resultado de tanta dedicação desta mulher capixaba está publicado nas páginas de revistas importantes como Glamour, Harper’s Bazaar, L’OFFICIEL, Elle, Vogue, Cosmopolitan, Marie Claire, WWD, Hypperbeast, Malvie, Flanelle, Moevir entre muitas outras. Durante o NYFW os pincéis da Lolô ilustraram os looks de Patrícia Fields, a designer da série Sexy and the City, Emily in Paris e outras séries de sucesso nos Estados Unidos, como One Off da designer Patrícia Vo. A lista é extensa. Cynthia Rowley, Christian Cowan, A’Kay Little John e Mia Vesper, também experimentaram o glamour das cores de Lolô. Heloísa está na sexta edição do NYW.
Talentosa e capaz de unificar a beleza natural da pele ao brilho das sombras e iluminadores e transformar qualquer look em um verdadeiro cenário da beleza. Vem ler a entrevista completa e descubra as principais tendências internacionais!
ENTREVISTA
1. Helo. Quero começar a entrevista descobrindo como a sua história começou. Como iniciou a sua profissão? E são quantos anos como maquiadora profissional?
Minha paixão pela maquiagem começou as 16 anos, atuei por um período curto e parei por alguns anos. Nesse tempo longe da maquiagem sempre me mantive atualizada com a moda e nesse mesmo período passei por muitas mudanças e uma delas foi mudar para New York de Vitória-ES. Depois que meus filhos nasceram a vontade de voltar atuar na maquiagem e então foi quando decidi ir à escola de maquiagem e me certificar profissional em 2019 e desde de então venho atuando na área em NYC. Em 2021 após o período de pandemia eu voltei para os estúdios de fotografia e para o Backstage de fashion week e nesse mesmo ano quando não estou no backstage estou na sephora dando consultoria de beleza e maquiagem.
2. E porque trabalhar com beleza?
Trabalhar na beleza pra mim é uma terapia, é poder empoderar outras pessoas. Após cada atendimento e ver a felicidade e auto estima do cliente, modelo me traz paz e gratidão.
3. Helo, como percebe a moda brasileira? Você mora em NY há muitos anos, o que tornou o nosso país atrativo para os Norte Americanos? E porque escondeu NY?
A moda em um geral tem se padronizado.
Os americanos pela beleza a mix brasileira. Aqui a maquiagem é algo mais natural, pouco produtos e já a maquiagem brasileira é mais resistente e mais modelada.
Eu não escolhi a cidade e país pra atuar na maquiagem. Meu objeto é poder levar minha experiência e criatividade pro mundo.
4. Cite quatro curiosidades sobre trabalhar em fashion weeks? Em quais trabalhou?
Fashion Week é a minha maior paixão na maquiagem, ver as criatividades, as novas tendências e fazer parte da criação da nova tendência é uma experiência única. Já fiz até agora NYFW, PFW, MFW.
Pra trabalhar no backstage precisa ser muito rápido proactive. Temos um tempo de 10-15 minutos no máximo pra concluir o look e corre pro próximo modelo, as vezes esse tempo é pra make e cabelo juntos, mas ver os 20 minutos de desfile e ver a obra de arte que fizemos e que cria a tendência na moda é sinceramente de arrepiar e se orgulhar. Ver o sorriso no rosto, todos felizes batendo palma não tem outro sentimento, mas de gratidão e vitória.
5. Com quem do mundo fashion trabalhou? E quem inspira você?
Nesse mundo fashion eu já trabalhei perto de grandes designer renomeados. Paris estive parte da criação do look e no backstage do designer bem conhecido dos red carpet do mundo Tony Ward. NYC tive a oportunidade de trabalhar no backstage da Patrícia Fields a criadora do figurino da personagem Karen pro Sex in the City e Emily in Paris.
6. Quais são as tendências internacionais que vão bombar em 2023?
Na maquiagem tendências que já estão bombando é uma pele iluminada e natural, sobrancelhas in feather e natural e um lip tint. Linhas gráficas. Cores pastéis. O dourado tem voltado pra passarelas com força também.
7. E para finalizar, quais produtos são essenciais para usar na skincare?
O primeiro mais importante é beber muita água. Um cleanser apropriado pro time de pele, serum de Niacinamide se tiver poros dilatados e sempre ácido hialurônico, oleo, hidratante e o que nunca pode faltar protetor solar durante o dia.
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