top of page

#CulturaEmCasa comemora a Dia da Visibilidade Trans com programação especial

Para celebrar a Dia da Visibilidade Trans, a #CulturaEmCasa, maior plataforma de streaming e vídeo por demanda da América Latina, traz uma programação especial em 29 de janeiro. O destaque fica para o cine-teatro “No Meio do Caminho”, texto de Luh Maza, a primeira roteirista trans da TV brasileira, que estreia dia 29 às 21h. A plataforma é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte.

Em “No Meio do Caminho”, as atrizes Daniela Sevilha e Renata Perón conversam sobre as expectativas humanas, a reflexão sobre o futuro, os arrependimentos, as dúvidas, os julgamentos e os anseios. O cine-teatro coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade e como seus corpos e mentes são afetados.


A partir das 12h, do dia 29, entra em cartaz o “Mais Orgulho Personalidades”, que reúne depoimentos da cena LGBTQIAP+ em diversos municípios de São Paulo. São 29 episódios, com vídeos de cinco a 16 minutos, que trazem testemunhos muito pessoais sobre como lidar com temas como solidão, preconceito, identidade e aceitação.


Ainda como parte da programação, a plataforma exibe “Lola e o Mar”, um filme de Laurent Micheli com Mya Bollaers e Benoit Magimel. Com classificação etária de 14 anos. A produção apresenta Lola, uma jovem trans de 18 anos, que perde a mãe, e faz uma viagem com o pai, com quem tem uma relação conflituosa e ausente. O filme foi indicado ao César de Melhor Filme Internacional.

A performance poética de Eme Barbassa “Não Vou por aí”, com participação de Anderson Herzer, considerado o primeiro escritor transexual brasileiro, e a apresentação da cantora, instrumentista e compositora Filipe Catto, artista trans e não binária, também integram a semana da visibilidade pela #CulturaEmCasa.

Outras apresentações, como o stand-up, gravado no Teatro Sérgio Cardoso, com apresentação de Fernando Pedrosa, traz a autodenominada sapatão Cintia Rosini que ressignifica estereótipos do universo LGBTQIAP+ trazendo para o palco causos pessoais e sobre atualidades. João Bubiz, primeiro homem transgênero a fazer comédia stand-up no Brasil, não mede esforços para tirar sarro de toda sua transição. Enquanto Babu Carreira, humorista e escritora, traz à tona suas descobertas e experiências como uma mulher cis bissexual. E muito mais!


Para assistir toda a programação, basta acessar gratuitamente a plataforma #CulturaEmCasa pelo site https://culturaemcasa.com.br/ ou pelo APP #CULTURAEMCASA, disponível em IOS e Android.



Já está disponível na plataforma:

Show de Filipe Catto

Show de Winnit

Entrevista com Eme Barbassa

Show de Titica


A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.

Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente, já foi acessada 7,7 milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.


A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.


Plataforma #CulturaEmCasa

Redes Sociais:

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


Comentarios


bottom of page