Janine Bitencourt e Maria Laura Litterio fundaram a YUS, plataforma destinada a pequenos fabricantes, que deve reunir mais de 50 marcas até o final de 2024
A indústria da moda fatura anualmente mais de US$525 milhões, mas traz consigo um custo ambiental alarmante. Impulsionada pelo fast fashion, que promove a produção e o consumo exagerado de roupas, a moda tornou-se a segunda maior poluidora do mundo, de acordo com dados da Global Fashion Agenda. Nos últimos anos, foram mais de 92 milhões de toneladas de resíduos descartados, e a previsão é de um aumento de 60%, ultrapassando 140 milhões em um futuro próximo.
Mais do que uma tendência, se faz necessário repensar a indústria do ponto de vista social, e entender a moda como uma prática sustentável e colaborativa. Foi através desta bandeira que as amigas Janine Bitencourt, de 47 anos, e Maria Laura Litterio, de 49, fundaram a YUS, primeiro marketplace de moda sustentável para marcas nacionais no exterior, em março deste ano.
O negócio nasceu da parceria entre a Bela Brand, marca consciente de resort wear (praia e passeio), que tem Maria Laura como fundadora, e a Souvie, fabricante de cosméticos orgânicos que tem Janine como societária, durante um desfile do New York Fashion Week, em setembro de 2023. O nome YUS vem da junção de “You” e “Us”, em alusão ao processo colaborativo da moda. Ambas as empresas, Bela Brand e Souvie fazem parte da Rede de Moda Consciente da Organização das Nações Unidas (ONU).
- Queremos criar uma sólida rede de apoio para dar visibilidade a designers e fabricantes brasileiros, por meio de uma vitrine online voltada ao público norte-americano, aumentando as oportunidades de negócios e diminuindo o impacto ambiental. É possível desestimular o fast fashion e focar em peças atemporais - explica Bitencourt, que também é especialista em marketing sustentável.
Compartilhando um estilo de vida mais verde
Todas as peças anunciadas na plataforma possuem características específicas que lhes garantem os chamados “selos sustentáveis”, idealizado pelas empreendedoras. Entre elas estão a prática de Upcycling (reciclagem), que estimula a economia circular, eco-embalagens, redução da emissão de carbono, bem-estar animal (através de uma cadeia de suprimentos certificada) e envolvimento comunitário.
- Nossos consumidores valorizam peças feitas à mão por pequenos artesãos, com práticas de comércio regenerativo, cuidando da rede de fornecimento e dos materiais utilizados, e com um valor justo para todos os envolvidos. O mundo não precisa de outra plataforma de moda, mas de negócios que colaborem, fortaleçam e gerem valor para uma comunidade criativa, diversificada e consciente - afirma Maria Laura.
Após a curadoria realizada pelas empresárias, para determinar se a marca possui os requisitos sustentáveis, é realizada a inclusão na plataforma. A YUS fica responsável por toda a integração dos produtos, sua exposição, conteúdo e anúncios. Além disso, a empresa também cuida da parte da entrega, que no momento é direcionada para os mercados norte-americano e canadense.
- Nós facilitamos e gerenciamos o processo de exportação e envio, diretamente no Brasil para o endereço do cliente nos Estados Unidos, no sistema de drop shipping. Elaboramos todos os documentos de envio e monitoramos a chegada de cada peça até o cliente final, lidando com todas as burocracias e garantindo mais segurança durante este processo de exportação - completa Maria Laura.
Além da venda de roupas e acessórios, há também um direcionamento para que as peças estejam disponíveis em eventos, ou para serem usadas por influenciadores e celebridades internacionais. A estratégia é agregar valor às marcas, permitindo que elas sejam utilizadas por revistas de moda e outras personalidades.
Atualmente a plataforma conta com 20 marcas nacionais e a expectativa é ter mais de 50 marcas colaboradoras no site até o final de 2024.
Mais informações em https://yusnyc.com/
Instagram oficial https://www.instagram.com/yus.nyc/
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